Bem-vindo ao Site das Termas de Nisa
Ciência que estuda a ação da Água Mineral Natural sobre o organismo e a sua aplicação para fins terapêuticos.
Os tratamentos termais constituem uma importante ferramenta terapêutica, alicerçada em séculos de experiência de utilização e em inúmeros estudos de investigação científica que demonstram a sua eficácia.
O tratamento termal pode definir-se como um conjunto de técnicas dirigidas para facilitar o contacto entre a água mineral natural e outros meios complementares, e a pessoa susceptível de ser tratada - o aquista.
Em sentido restrito, o tratamento termal provoca um conjunto de efeitos que se obtém graças à composição específica da água mineral natural, coadjuvado pelos efeitos derivados do ambiente termal e da aplicação das técnicas. A saúde e a prevenção são o objecto primordial do tratamento termal.
O tratamento termal é obrigatoriamente prescrito por consulta médica e realizado no Balneário Termal, estando plenamente comprovada a eficácia da medicina hidrológica permitindo aos aquistas beneficiarem de efeitos coadjuvantes proporcionados pelo meio ambiente envolvente.
Está plenamente comprovada a eficácia da medicina hidrológica (especialidade reconhecida pela Organização Mundial de Saúde) relativamente ao combate às doenças da civilização, a diversas doenças crónicas e inúmeras perturbações funcionais. Estudos realizados em diversos países, incluindo Portugal, demonstram que os tratamentos termais contribuem para a diminuição do consumo de fármacos, para a diminuição dos dias de baixa por doença e para a diminuição do absentismo ao trabalho.
Um tratamento termal é o conjunto de ações terapêuticas indicadas e praticadas a um termalista, sempre sujeitas à compatibilidade com as indicações terapêuticas que foram atribuídas ou reconhecidas à água mineral natural utilizada para esse efeito.
As consultas são efetuadas com marcação prévia.